Grecia – dicas da Sandra

ATENAS – Mínimo dois dias. Um para a Acrópole, Ágora Romana, Museu da Acrópole. Outro dia para o Museu Nacional de Arqueologia, a troca de guardas no Syntagma (acontece às 11h00), Mercado, Templo de Zeus. Escolha uma catedral ortodoxa pelo caminho e entre. São muito parecidas e bonitas. Num final de tarde, escolham um bar perto da Acrópole, peçam um vinho e fique vendo a noite cair com as luzes acendendo e iluminando a acrópole.
SANTORINI – Escolhemos Santorini por ser a ilha mais bonita. De avião são 50 minutos de Atenas ou 4h30 de catamarã, saindo do Porto de Pireus. Ficamos em Phira, de onde se vê o por do sol sobre a caldeira do vulcão, a maior atração de Santorini. Vale a pena ficar três dias, alugar um carro (uns 40 km de ponta a ponta da ilha), pegar praia. A Praia Vermelha é linda, e de lá dá para pegar um barco para outras praias (Preta, Branca), a praia de Kamari também é boa. Vale a pena ver o por do sol em Oia, visitar o sítio arqueológico de Akrotiri, ir à cidadezinha de Pyrgos de onde se tem uma bela vista panorâmica da ilha.
De volta ao continente, sugerimos alugar um carro e sair direto para o seguinte roteiro:
CORINTO – Visitar o canal, Acrocorinto (ruínas do forte no topo do morro) e Corinto Antiga. Dormir em Corinto. Se quiserem, dá pra ficar mais um dia e visitar a bela cidade de Nafplion e Epidauro, onde há o anfiteatro melhor preservado da Grécia.
DELFOS – Saindo de manhãzinha de Corinto, visitar Delfos (250 km) e seguir direto para Meteora (250km).
METEORA – Reservar um dia para visitar os mosteiros de Meteora. É conveniente dormir duas noites lá.
VERGINA, PELLA – Saindo de manhãzinha de Meteora, passar por Vergina, para ver o interessantíssimo túmulo de Felipe II, e em Pella, para visitar museu e ruínas da cidade de Alexandre, o Grande (os mosaicos romanos valem a pena). Termina o dia em Tessalônica (250 km desde Meteora), onde já dá pra entregar o carro na rodoviária que fica perto do Centro.
TESSALÔNICA – Os pontos mais interessantes são o Museu de Arte Bizantina, a Torre Branca, a Rotunda, o Mercado Modiano, a Igreja de Agios Dimitros. Dá para fazer a pé em um dia.
Este roteiro todo dá pra fazer em dez ou onze dias. Dá para voar de volta de Tessalônica, com conexão em Atenas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *